segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Livro da semana - Cada palavra é uma semente

Título: Cada palavra é uma semente
Autor: Susanna Tamaro
Edição: 4ª
Páginas:77
Editor: Editorial Presença
ISBN:  972-23-3287-2
CDU: 821.131.1

Sinopse:
"Existir no tempo é acima, de tudo, criar raízes." (1)

A espuma dos dias que vem até nós em ondas incompreensivas de barulho mediático revela-nos uma sociedade ausente de dignidade nos seus valores essenciais. Balançamos entre o maior feito tecnológico e a solidão  que nos torna indiferentes aos valores do espanto e do inconformismo. 

O momento atual não é uma casualidade da História e explica-se pela ausência dos valores na construção de um caminho feito à deriva. O livro de Susanna Tamaro dá-nos a respiração desta irresponsabilidade coletiva, onde a beleza não consegue recuperar a sacralização do efémero, nas suas formas mais populares. 

A democracia revela-se incapaz de construir com os cidadãos a sua aspiração de liberdade e de cidadania. É um livro muito interessante para percerbemos o ocaso do sonho e tentar recuperar a esperança. Um livro motivador para reconstruir o caminho da consciência e da responsabilidade comum.

Um dos primeiros livros de Susanna Tamaro com o título Cada palavra é uma semente, compila quatro textos, "O tempo seta", "Um fio que não se parte", "Cada palavra é uma semente" e "O golfinho e as sombras chinesas". É um livro que nos interroga sobre o conceito de tempo e como ele flui nas nossas vidas, de que modo podemos iniciar a atividade da escrita, no sentido não de encher páginas de palavras, mas emoções e questões que nos interroguem. É um livro que nos fala da inquietação e do assombro para humildemente entrarmos no que molda a natureza humana.

Cada palavra é uma semente percorre temas como o papel da ciência, a forma como olhamos para as coisas, o modo como observamos e o que vislumbramos nas estrelas, a função formativa do meio ambiente para a compreensão de um mundo diverso. Cada palavra é uma semente procura interrogar-nos porque perdemos as referências éticas num mundo dominado pelo ruído. Cada palavra é uma semente ensina-nos que como as plantas crescemos a partir de raízes e entre elas devem estar o nosso rosto e a nossa memória. 

Sem comentários:

Enviar um comentário