terça-feira, 14 de outubro de 2014

No aniversário de Hannah Arendt

"Na medida em que a hipótese central do totalitarismo repousa sobre o"tudo é possível", uma cidadania sensata e uma acção racional devem repousar sobre a hipótese inversa de uma constituição da natureza humana, ela própria justificada pela sua capacidade de abrir, de preservar ou reconstruir um espaço político". (1)

Hannah Arendt é um dos mais importantes nomes do pensamento filosófico do século XX. Devemos-lhe uma lucidez capaz de compreender os mecanismos que suportam a maldade como forma de organização de um qualquer poder político. O seu estudo assenta sobre esse acontecimento inexplicável nos fundamentos racionais da humanidade, essa doença do espírito que foi o nazismo.

Hannah Arendt num filme de Margarethe Von Trotta que é um exercício de cidadania e de afirmação democrática pelo que faz discutir os elementos simbólicos da organização das sociedades, revelou uma dimensão que urge salientar pela sua importância sociológica. O filme retrata a julgamento de Eichmann e a sua iniciativa de tentar compreender como se suportava no pensamento, na explicitação o "mal absoluto", num indivíduo responsável pela eliminaçãode tantos milhões de judeus. E o que Hannah Arendt compreendeu é que aquele homem não conseguia estar à altura da terrível condição que foi o nazismo. N-ao existe afirmação ideológica, nem arrependimento.

O que Hannah Arendt ouve é a voz de um burocrata, um homem que cumpre tarefas, ordens, que não está envolvido nas suas ações na engrenagem sequencial da morte que era o nazismo. Hannah Arendt compreende que existe nestes funcionários a execução do mal, a banalidade extrema desse mal. Os funcionários de Hitler não corporizam uma ideia de mal. Nessa banalidade do mal, houve uma Alemanha instruída, culta que fechou os olhos a este drama humano. A antiga aluna de Heidegger insiste que não se pode desligar o pensamento da quotidiano. 

Heidegger, filósofo da Ontologia tem dificuldades em cumprir esse compromisso. Valerão alguma coisa as palavras que não se comprometem com a dignidade humana? É essa a lição de Hannah Arendt. E a de que o pensamento tem uma moral, tem uma humanidade. A sua crítica ao colaboracionismo judeu nos campos é mais uma frente do seu vigor profundo e humano.

O filme sobre Hannah Arendt não nos ilustra um período histórico. Ele é uma peça essencial para pensar as sociedades contemporâneas, o modo como as formas de poder biopolítico se organizam. Os tempos de um crescimento sustentado de valores civilizacionais está em suspensão e a formulação do pensamento único, do fazer sem refletir deve-nos fazer pensar, que sociedade pretendemos construir, num mundo demasiado formulado a práticas burocráticas com ausência de valores de cidadania.

(1) - Hannah ArendtBetween Past and Future: Eight Exercises in Political Thought.

Sem comentários:

Enviar um comentário