terça-feira, 21 de outubro de 2014

Livro da semana - Um lugar dentro de nós

Título: Um Lugar dentro de Nós
Autor: Gonçalo Cadilhe
Edição: 2012
Páginas: 223
Editor: Clube do Autor 
ISBN: 978-989-724-016-4 
CDU: 821.134.3

Sinopse:
 "Não são as pessoas que fazem as viagens mas sim as viagens que fazem as pessoas." (1)

É um dos mais interessantes livros de Gonçalo Cadilhe, um escritor, um cidadão que reescreveu a sua vida nas linhas do horizonte, no encontro entre as viagens diurnas e noturnas, tentando desvendar o seu eu, o que o faz percorrer kilómetros ao encontro do conhecimento de tantas culturas e de tantas cores de vida.

Ao contrário de outros livros que nos oferece um percurso mais orientado ou construído na descoberta de determinadas latitudes, em Um Lugar dentro de nós, revela-nos que somos nós o que mais importa no traçado da geografia, somos nós que nos descobrimos nos poemas que o planeta nos oferece. Em cada viagem, entre cada recolha de sal e pó, organizamo-nos sobre o que nos identifica. Na variedade do mundo recriamo-nos em originalidade.

É um pouco isto que Gonçalo Cadilhe nos transmite nesta procura do enriquecimento interior pela viagem. São as suas experiências, como testemunhos desse encontro com a geografia, por locais tão diversos, como o Porto, Guimarães, ou a Namíbia que encontramos esse diálogo por uma compreensão das histórias que o mundo lhe revela e a nós, leitores. Um livro e um autor a descobrir, por quem ainda não tenha lido, capaz de alimentar este sonho de viajar e adormecer sob o céu estrelado.
(1) John Steinbeck, do Prefácio

Sem comentários:

Enviar um comentário