Abril
trouxe-nos um conjunto de filmes que se dedicaram a construir narrativas onde
encontramos, o amor, a guerra e a esperança. Podemos destacar os seguintes:
- Ali e Nino de Asif Kapadia;
- The last face de Sean Penn
- O Jardim da Esperança de Niki Caro;
Ali e Nino é uma co-produção do Azerbeijão e da Grã-Bretanha, com a realização de Asif Kapadia. O filme mistura uma história de amor e a guerra no período do início do século XX, quando o Azerbeijão lutava pela sua independência política. O filme apresenta-se como um remake num cenário diverso de Romeu e Julieta. Ele é um descendente de grandes famílias do Azerbeijão ligadas à exploração petrolífera. Ela é uma princesa cristã da linha ortodoxa. Ali e Nino procura trazer-nos uma narrativa que transporta para o cinema, um dos mais importantes livros da literatura do Azerbeijão, da autoria de Kurban Said e publicado em 1937.
The Last Face é igualmente uma narrativa que se centra numa história de amor cujo horizonte temporal é a História recente do continente africano. Com os papéis principais desempenhados por Javier Bardem e Charlize Theron, The Last Face, traduzido por A Última Fronteira é realizado por Sean Penn. O cenário do filme é a guerra civil na Libéria e toda a narrativa do filme se debruça sobre a ajuda humanitária internacional e os esforços para prestar ajuda à sobrevivência da vida humana, num contexto, onde ela já perdeu toda a referência de humanidade.
O Jardim da Esperança realizado por Niki Caro é um filme que nos traz de novo a temática, do que foi um dos maiores pesadelos da História Humana, O Holocausto Nazi e a luta pela sobrevivência humana. O filme passa-se no período inicial da 2ª Guerra Mundial, com a invasão da Polónia pela Alemanha. O filme baseia-se no livro de Diane Ackerman que foi escrito a partir dos Diários de Antonina Zabinska. Isto significa que o filme, como o filme tem uma componente de documento histórico de grande significado. O Jardim da Esperança é na verdade o Jardim Zoológico de Varsóvia, onde duas pessoas tentam salvar o maior número possível de judeus da violência da ocupação nazi. Filme que também nos revela como pessoas comuns tentaram ajudar pessoas que tentavam salvar a vida e de que modo se ligava essa ajuda à Resistência.
Autor do texto: - Profº Bibliotecário - Luís Campos -
Autor do texto: - Profº Bibliotecário - Luís Campos -
Sem comentários:
Enviar um comentário