terça-feira, 16 de maio de 2017

Peregrinação (III)

Peregrinação: que palavra, que imagem, que sonho, que viagem, que pensamento nos conduz por esta palavra? Espinoza dizia que o sentido das coisas derivava de uma proximidade de realidade entre elas. Escolhemos então o que nos aproxima de muitas coisas, do mundo, dos outros. Como o fazemos? Com que linguagem?
#1 – Peregrinação:
 A Peregrinação é uma caminhada à procura do sentido das coisas”
 Luísa Ribeiro Ferreira

#2 – Peregrinação:
 Peregrinação é uma palavra de origem latina que se escrevia, “per agros”. Peregrinação significa a realização de uma viagem por terras distantes ou não conhecidas. Na verdade todos somos estrangeiros. Camus falou num sentido ontológico, mas o próprio Jesus o disse” Eu não sou deste mundo.” 
E nós seremos deste mundo? Pode-se ser um viajante e ir de encontro a um destino previamente traçado. Pode-se ser um flaneur, aquele que caminha, sem saber onde vai chegar. Peregrinação é outra coisa. É realizar uma viagem como um nómada pelo silêncio da paisagem. Assim, a Peregrinação é um caminho para encontrar a nossa própria vida, o encontro com a nossa natureza mortal.

#3 - Peregrinação:
A Peregrinação é vista como uma viagem. Nesse sentido essa viagem é uma metáfora do que vivemos, é como o reconhecimento do mundo, nós de encontro aos nomes das coisas, por nós dados e sentidos. 

Imagens: Copyright - .....
Autor do texto: - Profº Bibliotecário - Luís Campos -

Sem comentários:

Enviar um comentário